EMENTA:

A Antropologia e o processo de descolonização. O desenvolvimento do funcionalismo britânico. O estruturalismo de Claude Lévi-Strauss. Marxismo e Antropologia.Novas tendências do culturalismo norte-americano. Geertz e a interpretação das culturas. Antropologia simbólica. Antropologia dinâmica. A Antropologia e as sociedades complexas urbano-industriais.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

aula 2 (21/fev)

apresentação do blog da disciplina: dinâmica de postagens de conteúdos dados em sala de aula, conteúdos do blog, uso de referências bibliográficas

ementa da disciplina: conteúdo programático proposto a partir da ementa:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I: O empirismo britânico e o racionalismo francês: o desenvolvimento da Antropologia funcionalista e estruturalista
1.1.Críticas e Políticas em Antropologia
1.2.O Estrutural-Funcionalismo Britânico, a Escola de Manchester e a Antropologia Dinâmica
1.3.O Estruturalismo francês e o Marxismo Estrutural

Unidade II Antropologia Cognitiva, Materialismo Cultural, Simbolismo e Significado
2.1. Etnociência, Materialismo Cultural, e Neo-Evolucionismo
2.2. Antropologia Simbólica
2.3. Antropologia Interpretativa

discussão sobre métodos avaliativos:
seminários: 30% do valor da nota nas unidades I e II:
trazer para a próxima aula (dia 23/fev): 1) selecionar um texto do item Leituras básicas para apresentar em seminário em sala de aula
2) selecionar um texto de algum item organizado no blog: antropologia social britânica, antropologia dinâmica, antropologia estrutural francesa, marxismo estrutural, etc.
ATENÇÃO: É importante o aluno/a já começar a pensar numa proposta Do trabalho final da disciplina que deverá se relacionar, por exemplo: -a uma ou duas escolas antropológicas para elaboração de trabalho teórico fazendo uma abordagem descritiva de cada uma [e comparativa], utilizando diferentes autores e obras etnográficas para análise descritivas das diferentes características dessas escolas. Esse trabalho já deve começar a ser pensado porque a proposta deverá ser entregue ainda nessa unidade I, apesar de contar para avaliação da unidade II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário